top of page

Empresas evoluem no CIB

Atualizado: 13 de jun. de 2023

Confira o podcast com entrevistas inéditas com os CEOs das empresas no Centro de Inovação Blumenau:

 

Há um ano, o Centro de Inovação Blumenau (CIB) tem auxiliado inúmeras empresas em seu desenvolvimento e evolução, buscando a inovação em pequenas e grandes ideias.

O Centro oferece serviços que apoiam os empreendedores, desde a ideia inicial de seus negócios, até o momento que se tornam fortes no mercado, estimulando-os a inovar e os conectando a outros empreendedores e empresas.


“Umas das missões do Centro é a de permitir a evolução do ecossistema como um todo, gerar negócios e criar uma cultura inovadora na região. Oportunizamos e incentivamos ações de networking para fortalecer a conexão entre as empresas e os demais setores da sociedade”, relata o professor Udo Schroeder, presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene.

Hoje, a sede de Blumenau, cuja cidade é considerada umas das mais empreendedoras do Brasil, conta com mais de 30 empresas residentes, entre incubadas e estabelecidas, entre elas grandes empresas como a Unimed e a Viacredi, quanto empresas que estão se desenvolvendo, como FastBuilt, M.Victor e Evolke.


Todas as empresas residentes passaram por um processo de seleção para estarem presentes no CIB. Foram seguidos três tipos de projetos estabelecidos em edital: Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Empresas com Projetos Inovadores e Empreendedores com projetos de incubação.


Nos dois primeiros projetos, as empresas precisam demonstrar, que suas propostas buscam a inovação e que sua presença física no CIB auxiliará no cumprimento de seus objetivos. Da mesma forma, os empreendedores que buscam a incubadora, precisam comprovar que possuem equipe empreendedora, solução inovadora, capital financeiro, modelo de gestão e mercado consumidor.



Antes mesmo da inauguração, a sede de Blumenau já contava com pelo menos 16 empresas interessadas em ter um espaço no Centro. A seleção das empresas que passam a fazer parte, é realizada pelo Instituto Gene, entidade privada sem fins lucrativos, encarregado pela gestão do CIB.


Adriana Bombassaro, 48 anos, cofundadora da FastBuilt e diretora de operações da empresa, comenta que já estava no Instituto Gene antes do CIB inaugurar, e por buscar novas soluções para a área de tecnologia e construção, e por propor ideias inovadoras, foi aceita como empresa incubada dentro do CIB.


Da esquerda para a direita, Vinicius Silva, Adriana Bombassaro, Thais da Silva e Jennifer Reinert, funcionários da empresa FastBuilt / Foto: Iáscara Zultanski e Morgana Kloth

“Nossa empresa preza por ter mais informações e redução do custo, já que hoje, o preço da assistência técnica é muito alto porque a construção é manual, e gera muitos erros, muitos problemas, tendo tudo isso registrado, a construtora consegue fazer um trabalho de qualidade e de melhoria no seu processo.” explica Adriana.


Atualmente, a FastBuilt tem 30 clientes, presentes em seis estados brasileiros, e pretende abranger também outros estados do país até o final de 2022. Alguns de seus clientes são a Sforza Construtora e Incorporadora, Frechal e MBA Engenharia. Entenda o que a Fastbuilt faz aqui.


Willian Hugo Alexandre Vogel, diretor executivo da Evolke e do Portal Escudo / Foto: Iáscara Zultanski e Morgana Kloth

Outra empresa que também estava integrada no contexto do Instituo Gene, antes da inauguração do CIB, é a Evolke, uma empresa sobre aprendizagem corporativa. Foi fundada em 2009 por Willian Hugo Alexandre Vogel, 37 anos, atualmente diretor executivo, e que hoje conta com 40 funcionários de forma direta e mais 100 de forma indireta. Já no Portal Escudo, que integra o grupo Evolke, o número de funcionários sobe para cerca de 200 colaboradores, distribuídos por todo o Brasil.


“Fez muito sentido estar próximo ao CIB para poder aprender com outros empreendedores que já passaram por fases como as do nosso negócio e poder compartilhar nossas experiências com empreendedores mais jovens sobre aquilo que já passamos e aprendemos”, relata Hugo.

A Evolke foi a segunda empresa a ocupar sua sala no Centro de Inovação Blumenau, entrando já em dezembro do ano passado, e teve um crescimento exponencial de mais de 200% nos últimos meses.


O grupo atende hoje grandes corporações como a Petrobras, Vale do Rio Doce, lojas StudioZ e os restaurantes Outback, e não está atuando somente em território nacional como também na Espanha e em Portugal.


Manoel Victor, CEO e fundador da empresa M.Victor / Foto: Iáscara Zultanski e Morgana Kloth

M.Victor, outro empreendimento que merece destaque, foi fundado no início de 2020 por Manoel Victor Tomaz, 29 anos. Hoje, conta com 22 funcionários e é voltada ao BPO (Business Process Outsourcing) financeiro, ou seja, terceirização de alguns processos do negócio, e vem crescendo muito nos últimos meses.


Porém, a M.Victor está passando também por um reposicionamento. Atualmente o objetivo é atuar no desenvolvimento de produtos tecnológicos. Manoel conta que a empresa tem uma proposta para o mercado, em que um software fará a gestão empresarial, além de um banco digital.


“Nosso foco era vir para o CIB para melhorar cada vez mais nosso produto, colocar mais tecnologia e ganhar escala. E aí essas mudanças de rota, que foi de virar um BPO e agora virar efetivamente uma empresa de tecnologia aconteceram principalmente por estar aqui”, relata Manoel.

Estar no CIB permite às empresas acesso a uma gama de ações e contatos, como por exemplo, entidades que desenvolvem projetos voltados à comunidade externa, relacionamentos com universidade e eventos que unem toda a região. “Estamos nos tornando o hub de inovação, de conexão de todo o Vale Europeu”, comenta Udo Schroeder.


O ecossistema do CIB conecta as empresas, startups, iniciativas inovadoras umas com as outras e também proporciona conexões com investidores da região e em nível mundial. Como é o caso da SC Angels, fundada no dia 27 de maio de 2020, por Cacio Packer, 48 anos, investidor e também diretor da SC Ventures.


Cacio Packer CEO e fundados da SC Angels / Foto: Iáscara Zultanski e Morgana Kloth

Cacio relembra que começou a fazer investimentos e mentorias em empresas iniciantes, através de uma rede de investidores chamados Anjos do Brasil, depois de ter trabalho na área de TI como empreendedor por cerca de 27 anos. Ele explica que aprendeu muito em sua jornada, mas percebeu que não havia investimentos assim na cidade, e por isso decidiu iniciar o movimento SC ANJOS, com outras pessoas.


Para os investidores dessa iniciativa, o Centro de Inovação é o primeiro hub de Blumenau que mudou bastante a conjuntura da inovação na cidade e que trouxe investidores, empresas, startups e favorece o encontro desses setores. O CIB promove essa capacitação em encontros e experiências positivas para quem busca ideias, aconselhamento e investimento.


A Paytrack, empresa focada em gerenciar despesas e viagens corporativas, por exemplo, recebeu neste ano um investimento de R$8,5 milhões da Parceiro Ventures, um fundo americano. Daniele Amaro, 41 anos, CEO da empresa relata que o Centro de Inovação trouxe visibilidade e local propício para negócios, fora o desenvolvimento de network e uma rede de contatos com outros empreendedores.


Neste primeiro ano do Centro de Inovação Blumenau, muitas das empresas presentes nesse ecossistema se desenvolveram e evoluíram no mercado tecnológico e de inovação, mesmo com o cenário de adversidade que a pandemia causou. Dessa forma é perceptível a importância do CIB para toda a região.


Saiba mais:


Por Iáscara Zultanski Nogueira e Morgana Kloth

182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page