Estimular a inovação na sociedade e buscar a resolução de problemas reais da região é um desafio. Para ajudar a superá-lo o Centro de Inovação Blumenau (CIB) e a Universidade Blumenau de Regional (FURB) criaram a trilha de inovação — Estratégia que integra a comunidade acadêmica, a sociedade e o CIB —.
Com o objetivo de estimular os alunos e conectá-los aos empresários, a trilha surgiu como ‘projeto piloto’ nesta parceria que une projetos e eventos da FURB e do CIB com foco no desenvolvimento acadêmico científico e no mercado de trabalho.
Para a reitora da FURB, Marcia Cristina Sardá Espindola, para haver inovação, precisa envolver a universidade, a gestão pública e a iniciativa privada.
Através desta estratégia a sociedade, as empresas e as universidades se fortalecem. Charles Schwanke, diretor de desenvolvimento econômico e inovação da Prefeitura Municipal de Blumenau analisa:
“O Centro de Inovação Blumenau vem para agrupar e unir pessoas, empresas, instituições e estruturas necessárias ao surgimento de inovações. Acreditamos que com essa estrutura e comunidade, possamos dar um salto importante para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da nossa cidade e região”.
Desenvolvimento dos projetos
O Dia do Desafio foi o ‘pontapé’ inicial para o calendário anual da Trilha de Inovação. Em 05 de maio de 2021 mais de 600 pessoas circularam de forma remota por sete salas temáticas nos temas: indústria, varejo, saúde, tecnologia da informação, economia criativa, educação inovadora e direito.
Professores, universitários, empresários e a população envolvida, buscaram discutir as demandas da comunidade externa nos diversos setores — administrativos, arquitetônicos, industriais, institucionais, sociais e urbanísticos —.
Como explica Christian Krambeck, diretor do Instituto FURB.
Em 15 de junho de 2021, ocorreu a segunda etapa da trilha, que trouxe a Habilita Design (Loja online com produtos voltados ao público com necessidades especiais) dos acadêmicos Ana Carolina Otto, Ana Paula Vansuit, Maria Eduarda Ollinger e Christopher Schroeder, do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB como campeã da 10ª edição da Feira de Inovação e Empreendedorismo CCT FURB.
“A construção do projeto ocorreu durante dois semestres com monitoria de professores de arquitetura. Nós queríamos criar uma solução a um problema de forma simples e a partir disto lapidamos o projeto", comenta Ana Carolina Otto, integrante da equipe.
Cinco meses após a feira, a equipe não descarta futuramente dar seguimento ao Habilita Design de alguma forma.
Um dos destaques da trilha, o Hackathon (maratona de programação que ocorre em várias épocas do ano em diversos países) aconteceu entre 10 e 11 de setembro deste ano e reuniu especialistas, empreendedores e estudantes.
Em 24 horas os grupos planejaram e estruturaram a construção da solução e o preparo ao Pitch — apresentação com objetivo de despertar o interesse da outra parte—.
O evento exigiu das equipes formas de solucionar problemas do dia a dia que ocorrem em diversas áreas. Saúde Mais — uma das seis equipes participantes — formada por Ana Côrrea, Davi Nunes, Gustavo Soares, Larissa Beck, Victória Baptista e Yara Pereira, trabalhou na solução da plataforma para armazenar e compartilhar exames de saúde e foi a vencedora da competição.
“Pensar fora da caixa é muito necessário, inovação precisa ser incentivada mais abertamente”, comenta Davi Nunes, integrante da equipe e estudante do ensino médio.
O evento exigiu das equipes formas para solucionar problemas do dia a dia em diversas áreas.
Três meses depois, o grupo está unido com foco no projeto. Larissa Beck, acadêmica em Marketing e Integrante da Saúde Mais, comenta que o pós-evento está sendo um desafio e que a equipe pretende em um futuro próximo ser incubada dentro do Centro de Inovação.
Entenda mais em: https://www.institutogene.org.br/incubar/
Logo após, nos 10 e 11 de novembro, ocorreu a Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, quarta e última etapa da trilha de inovação.
Para o evento, foram estabelecidas três categorias para apresentação dos trabalhos:
Os projetos Bookmatch, Embalagem Tri-útil e Geturban, foram os ganhadores respectivamente. O evento ofereceu um espaço para troca de conhecimentos e colaborou para o fortalecimento do ecossistema de inovação.
Navegue na linha do tempo a seguir e visualize melhor como foi o cronograma de execução da Trilha de Inovação.
Participe da enquete abaixo e selecione o seu favorito.
Força de vontade e inovação
A conexão entre a Universidade Regional de Blumenau e o Centro de Inovação de Blumenau, além de inovação a todo momento, traz oportunidades para os universitários. No primeiro semestre de 2021, a estudante Ingrid Leonel do curso de jornalismo, concluiu seu estágio obrigatório no Centro de Inovação de Blumenau, que trouxe a ela a experiência que precisava.
"Muito importante, o que não falta no CIB são pessoas que transpiram confiança e força de vontade para inovar e ter boas ideias. O CIB me auxiliou a prestar atenção em todas as pessoas, todo mundo está ali dentro para criar ideias inovadoras, conexões. Estar em um lugar assim que te dê essa oportunidade é muito importante”, comenta Ingrid.
Para suprir a demanda, a relação do CIB com a Universidade está com o planejamento de ampliação da estrutura. A ideia é que ele se conecte ainda mais com o Campus II da FURB.
Atrelado a tudo isso, para o ano de 2022 há projeções otimistas que auxiliem o desenvolvimento de Blumenau. Charles Schwanke, diretor de desenvolvimento econômico e inovação da Prefeitura Municipal de Blumenau, espera que em 2022 tenham muitos outros eventos que gerem desenvolvimento socioeconômico com foco em sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.
Por Miguel Bruch e Gabriel Menezes
Comentários